Como Surgiu a Oração de São Francisco - Por que o dia Mundial dos Animais é dia 4 de outubro?

Clique aqui para comentar esta publicação


QUEM AMA O CRIADOR DEVE AMAR SUAS CRIATURAS





Como Surgiu a Oração de São Francisco - Por que o dia Mundial dos Animais é dia 4 de outubro?

Não raro, as grandes coisas têm origem humilde. O amazonas, o maior rio da Terra em volume de água, nasce de uma insignificante fonte entre duas montanhas de mais de cinco mil metro de altura ao sul de Cuzco, no Peru.
O São Francisco, o rio da unidade nacional, se origina de uma pequeníssima fonte no alto da Serra da Canastra em Minas Gerais. Lentamente as águas vão se somando a outras águas até formarem rios caudalosos que deságuam no vasto mar.

Algo semelhante ocorreu com a Oração pela Paz.


Nasceu anônima, na periferia, sem que ninguém lhe desse importância especial. Aos poucos, seu conteúdo belo e inspirador foi acalorando corações e acendendo mentes. Como um raio de luz que segue seu curso pelos espaços sem fim, a Oração pela Paz foi se difundindo até ganhar o mundo inteiro.
Nela tudo é verdadeiro e convincente. É tão simples que pode ser compreendida por todos. É recitada por crianças budistas no Japão, por monges taoísta no Tibete, por muçulmanos no Cairo, por babalorixás em Angola, por papas cristãos em Roma, pelos fiéis das comunidades de base na América Latina e até por operários em manifestações e greves.
Todos sentem que esta oração traduz, de forma extremamente inspirada, desejos ancestrais da humanidade. Ela vem ao encontro de demandas por paz e tolerância, imprescindíveis para a perigosa travessia que fazemos atualmente do local ao global, do nacional ao planetário, das muitas sociedades a uma única sociedade mundial.

Quando aparecem orações com tal nível de inspiração e de universalidade, é sinal de que têm como autor o próprio Espírito Santo. Ele costuma atuar de forma anônima na suavidade dos corações abertos ao divino. Assim deve ter atuado no autor desconhecido que, cheio de ardor espiritual, deu forma à oração posteriormente atribuída a São Francisco de Assis.

A Oração pela Paz apareceu pela primeira vez em 1913 numa pequena revista local da Normandia, na França. Vinha sem referência de autor, transcrita de uma outra revista tão insignificante, que nem deixou sinal na história, pois não foi encontrada em nenhum arquivo da França.

Fonte: http://www.cnsl.g12.br/noticias.asp?id=55
Por que o dia Mundial dos Animais
é o dia 4 de outubro ?

Porque este é o dia de São Francisco de Assis, o Protetor dos Animais.

Oração Shin-Budista das Criançasum tributo aos animais, um tributo à vida

" Eu sou um elo na dourada corrente de amor do Buda Amida que se espalha pelo mundo.

Devo manter meu elo iluminado e forte.

Tentarei ser bondoso e gentil com cada ser vivo e proteger todos que são mais fracos do que eu.

Tentarei ter pensamentos puros e belos, dizer palavras puras e belas e agir com pureza e beleza, sabendo que daquilo que faço agora depende não só a minha felicidade ou infelicidade, mas também a dos outros.

Possa cada elo na dourada corrente de amor do Buda Amida se tornar iluminado e forte, e possamos todos nós alcançar a paz perfeita. "

(tradução livre por Clarice Villac e Ricardo Doninelli Mendes.)
Fonte: http://www.morcegolivre.vet.br/shin.html

Fonte: http://hippopotamo.blogspot.com/2008/10/dia-mundial-dos-animais.html

ORAÇÃO DA PAZ

Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé,
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Mestre, fazei que eu procure menos ser consolado do que consolar,
Ser compreendido do que compreender,
Ser amado do que amar.
Pois é dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado,
É morrendo que se vive para a vida eterna!

(Oração atribuída a São Francisco de Assis)

Protetor dos pobres, doentes, animais e da lavoura.

Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis, Úmbria, Itália, em 1182. Pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos. Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a idéia por não ter muito jeito para isso. Sonhou, então, com as glórias militares, procurando desta maneira alcançar o status que sua condição exigia. Contudo, em 1206 para espanto de todos, Francisco de Assis abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa. Entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simiplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos.



Com Santa Clara, sua dileta amiga, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados. O pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares dos nossos dias.

ORAÇÃO -

Glorioso São Francisco, Santo da simplicidade, do amor e da alegria. No céu contemplais as perfeições infinitas do CRIADOR.

Lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais.

Rogai ao nosso Pai e Criador que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele.

E inflamai o nosso coração de amor sempre maior à LUZ e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.
São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém.

FONTE: http://www.comamor.com.br/francisco.htm

*******



Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais

0 comentários:

Postar um comentário